quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ilha de cuba

A Ilha de Cuba. A Ilha de Cuba, devia chamar-se Ilha da Musica. é impressionante como a musica faz parte desta ilha, das suas gentes, dos seus mares, das suas arvores. Ao longo destes 2 meses creio que ainda não encontrei o silencio. De noite, de madrugada, de manha ou ate nas horas que ainda não foram descobertas, a musica é uma constante. A musica é convidada especial em todos os lugares, nos cafés, nas discotecas, nas cozinhas, nos carros, na praia e até mesmo nos lugares ausentes. Geralmente muito boa. Cada cubano tem em si uma musicalidade especial, no andar, no correr, no falar, no movimento semi circular de ancas, e até os mortos desafiam as leis e seguem cantando e dançando nas suas covas.
Tenho conhecido muitos músicos; de rua, aprendizes, consagrados, grandes músicos. Alguns, tenho a sorte de os ter como amigos. Tenho visto muitos concertos, muitos, muitos. De memória sou incapaz de enumerar metade dos espectáculos, tertúlias, conferencias a que tenho assistido durante estes meses.
Sou um privilegiado, ensaio num teatro que tem um café concerto na cave, onde cinco noites por semana há concertos de musica ao vivo com os melhores trovadores de cuba, com a sorte de não haver turistas, logo a coisa torna-se mais espontânea. Sempre tive uma relação muito boa com os músicos, ao contrário do que tenho com actores e actrizes. Tenho também o orgulho de quando chegar a Portugal, representar e agenciar ai três destes músicos que ouvi e conheci.
Quando estive em cuba em 2005 tive a noção clara do quão importante e constante é a musica na vida dos cubanos, ao contrario de agora que vivo num bairro in, mais introvertido e menos populoso, logo mais chato, em 2005 vivi num bairro popular. Aí a musica era outra. Tinha muita dificuldade em discernir de onde vinham as musicas que ouvia, surgiam do primeiro andar, do segundo, da cave, da rua, do carro, do prédio da frente, da rádio do vizinho e até o sol e a lua me presenteavam com acordes em RE ou em FA, para acordar ou adormecer.
“Não te salves, atreve-te a correr ” faz parte de uma musica de um trovador de que gosto muito e com quem vou trabalhar.

Sem comentários: